quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Nossa Senhora da Assunção

Maria de tantos títulos, de tantos nomes, mas a mesma Maria, Mãe de Jesus.

Um de seus títulos é Nossa Senhora da Assunção, pois ela foi assunta ao céu, ou seja, levada pelos anjos.

O Papa Pio XII, na Bula "Munificentissimus Deus", de 1º de Novembro de 1950, proclamou solenemente o dogma da assunção de Maria ao céu:

"Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, cumprindo o curso de sua vida terrena, foi assumpta em corpo e alma à gloria celeste" (Dz. 2333).

Maria não podia permanecer como os outros homens no estado de morte até o fim do mundo. A ausência do pecado original e a santidade, perfeita desde o primeiro momento da existência, exigiam para a Mãe de Deus a plena glorificação da sua alma e do seu corpo.

Na glória celeste, ao lado de Cristo ressuscitado há uma mulher ressuscitada, Maria: o novo Adão e a nova Eva, primícias da ressurreição geral dos corpos da humanidade inteira.

Maria entrou na glória porque acolheu no seu seio virginal e no seu coração o Filho de Deus. Olhando para ela, o cristão aprende a descobrir o valor do próprio corpo e a preservá-lo como templo de Deus, na expectativa da ressurreição. A Assunção, privilégio concedido à Mãe de Deus, constitui assim um imenso valor para a vida e o destino da humanidade.

Temos uma Mãe que intercede por nós junto a Jesus: “Pede a Mãe que o Filho atende!” É uma grande alegria para nós católicos ter a certeza de que não ficamos órfãos, temos uma grande intercessora que subiu de corpo e alma para o céu: Maria, Nossa Senhora. Vale lembrar que Maria é como a Lua. A lua não tem luz própria, ela depende da luz do sol para refletir sua luz aqui na Terra. Se não fosse a luz do sol, não poderíamos ver a lua. Da mesma forma é Maria, ela é a lua que reflete a Luz de Deus em nossas vidas, pois sem Jesus, ela não seria sequer conhecida por nós. A Luz que Maria reflete é a Luz de Deus.

Nossa Senhora da Assunção, Rogai por nós!

RICARDO ANDREJUK

Nenhum comentário:

Postar um comentário