quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O EVANGELHO ANUNCIADO

“Porém, como invocarão aquele em quem não tem fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52, 7)? Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53, 1)? Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.” (Rm 10, 14-16)

No começo da era cristã, antes mesmo de sermos chamados cristãos, nossos antepassados, os primeiros a anunciar Jesus Cristo ressuscitado, eram chamados de “Seguidores do Caminho”. Eles se diferenciavam dos demais, tinham algo de diferente, faziam a diferença no mundo em que viviam.

Se você pensa que para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, a boa nova, é necessário ser um grande pregador ou algo parecido, está muito enganado.

Uma das formas mais bonitas de anunciar o Evangelho é com a nossa vida. Veja um exemplo: Por que as pessoas hoje se lembram de São Francisco de Assis, é por causa de sua pregação da palavra com belos textos e belas citações, ou é por causa do seu jeito de viver? E Madre Teresa de Calcutá? Ela se tornou mundialmente conhecida por suas palavras ou por seus gestos?

Certa ocasião, São Francisco reuniu seus confrades e convidou-os para sair pelas ruas para pregar o Evangelho; saíram todos felizes, e São Francisco andou pelo vilarejo todo sem abrir a boca, sem dizer uma palavra e voltou para casa. Seus irmãos não entenderam nada e o questionaram: - Por que não pregamos a Palavra de Deus para as pessoas? E São Francisco Respondeu: - Pregue, pregue sempre, quando for necessário, use as palavras.

Ninguém mais agüenta a hipocrisia, os hipócritas que ensinam uma coisa e vivem outra. Não podemos viver com incoerência. Não adianta belas palavras se não lutamos para viver aquilo que o Evangelho nos propõe.

Você já se perguntou: - Como anda a minha pregação silenciosa, como sou visto? Minhas atitudes são de cristão ou de pagão? Estou me esforçando para ser melhor a cada dia?

RICARDO ANDREJUK

Nenhum comentário:

Postar um comentário