quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FAÇAMOS O HOMEM A NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA (GN 1, 26)

Somos a Imagem de Deus; muitas vezes estudamos e meditamos esta passagem só para dizer que Deus não estava só, ali estavam o Espírito Santo, o Pai e Jesus. Mas Imagem e semelhança é muito forte!

Imagem – Algo que faz lembrar, tenta mostrar algo, imitar uma realidade, é só uma imagem.

Quando um ser humano consegue atingir sua plenitude como pessoa, o mais próximo que se pode aproximar de Deus é ser semelhante, parecido, uma imagem do que Deus realmente é.

Portanto, preciso descobrir quem sou, me encontrar comigo mesmo, fazer uma viagem interior; Santo Agostinho já dizia: “A maior viagem que um ser humano pode fazer é ir da sua mente ao seu coração.” Quem sou eu? Quem é o Ricardo hoje? - Uma pessoa que procura encontrar vontade de Deus em sua vida. Tem medos, incertezas, orgulho, tenta ser um ‘alto-falante de Deus’ para os outros, tem conflitos interiores; tenho mais coisas do que realmente preciso. Sou ansioso, mas estou treinando para melhorar isso. Vejo-me atrapalhado com as coisas e egoísta, preciso aprender a sair do meu mundo, transpor barreiras, enfrentar meus limites para ser imagem e semelhança de Deus.

Jesus vai em direção dos outros porque descobriu quem Ele era, qual sua missão, venceu seus conflitos, estava sempre em paz consigo mesmo e com Deus. Neste estado de espírito é que Ele chegava até as pessoas, tinha olhar confiante.

Eu sou a imagem de Deus, isto é um princípio eterno, ou seja, imutável, ninguém pode mudar esta realidade.

Existem imagens grotescas, distorcidas, caricaturizadas, todas são imagens de algo ou alguém; umas mais nítidas, outras, difícil de entender.

Como me aproximar mais do modelo? O plano de Deus em nossa vida é que nos tornemos o mais humano possível. Como humanizar-se? Como viver a plenitude do ser humano?

Jesus viveu sua humanidade vivendo para os outros. Ser humano é vencer seus problemas e sair de si, ir em direção aos outros, como Maria que visita Isabel, doar-se! Doar-se nas pequenas coisas.

Preciso meditar mais sobre quem sou e o que devo fazer para conhecer a vontade de Deus em minha vida. Nossa 1ª vocação: a santidade. Quanto mais fores humano, muito mais serás divino; não se toca o céu, quem não tem os pés no chão.

RICARDO ANDREJUK

Nenhum comentário:

Postar um comentário