terça-feira, 27 de julho de 2010

CEGUEIRA ESPIRITUAL

Freqüentemente andamos por aí sem perceber tudo o que está ao nosso redor. Muitas vezes não enxergamos como Deus está ao nosso lado, cuidando de nós, das nossas coisas, Ele se preocupa muito conosco.
Tem uma passagem na Bíblia muito interessante, A cura do cego, está em Mc 8, 22. Vamos ver:
"Chegaram a Betsaida. Algumas pessoas levaram um cego e pediram que Jesus tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, passou saliva em seus olhos, pôs as mãos sobre ele e perguntou: 'Vês alguma coisa?' O homem levantou os olhos e disse: ' Vejo homens, como árvores que andam.' Então Jesus pois de novo as mão sobre os olhos dele, e ele enxergou claramente. Ficou curado e enxergava as coisas com nitidez, mesmo de longe."
Veja os passos desta cura. Primeiro Jesus está no meio de uma multidão, Ele toma o cego pela mão e sai fora da multidão. Jesus é aquele que nos pega pela mão, quer nos conduzir. Lembre-se que cego não é só o do evangelho. Nós muitas vezes somos cegos pra tanta coisa, não é verdade? Tente se colocar no lugar deste cego. Veja que Jesus não gosta de dar Show, como se vê hoje em dia em tantas igrejas por aí, Jesus se retira da multidão para curá-lo, Jesus gosta de nos levar num lugar reservado, por isso a necessidade de nos recolhermos em um quarto fechado para rezarmos a Deus. Depois Jesus passa saliva em seus olhos, e a gente acaba achando estranho, parece que Jesus cospe no olho do cego, mas não, não é isso, ele passa o dedo com saliva para limpar primeiro a sujeira, como uma mãe, quando limpa, com carinho, os olhos de seu filho, passando a mão na boca para molhar o dedo e aí tirar qualquer sujeira, isto mostra intimidade, Deus se torna íntimo de nós, limpando a sujeira que a vida, muitas vezes parecendo injusta, coloca sobre nós, depois Jesus impõe-lhe as mãos, mas ele não fica curado por completo, quando Jesus pergunta se ele vê algo, ele dá uma resposta, no mínimo imbecil (desculpe a expressão) mas é ilógico o que ele fala: Vejo os homens como árvores que andam. Desde quando homens parecem com árvores, e desde quando árvores andam? Tudo bem que existem pessoas que tem uma cabeleira que parece uma copa de uma árvore, (aqueles cabelos que parecem bandidos - se não tá preso, tá armado), brincadeira, Árvores que andam. Nós muitas vezes vemos as pessoas como árvores que andam, não vemos como um filho/a de Deus, olhamos só para os defeitos, julgamos e até condenamos. Aquela pessoa que trabalha com você e te provoca, "Árvore que anda", aquela pessoa que levantou falso testemunho contra você, "Árvore que anda", aquele professor/a, "Árvore que anda, aquele parente, talvez até próximo de você, "Árvore que anda". Mas Jesus percebeu que ele não estava curado por completo então, impôs-lhe novamente as mãos. Será que não precisamos de Jesus para nos curar por completo hoje? Pior cego é aquele que não quer enxergar. Somos abençoados todos os dias, apesar dos problemas.

RICARDO ANDREJUK

Nenhum comentário:

Postar um comentário