sábado, 1 de outubro de 2011

Eucaristia

Eucaristia

Do grego εχαριστία, cujo significado é "reconhecimento", "ação de graças", é uma celebração em memória da morte sacrificial e ressurreição de Jesus Cristo. Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor", "primeira comunhão", "Santa Ceia", "refeição noturna do Senhor".

A Igreja católica se difere das damais seitas cristãs pelo fato de ter a Eucaristia como sendo verdadeiramente o corpo e sangue de Cristo. Nos últimos anos, milhares de protestantes e entre eles, centenas de pastores e teólogos protestantes se converteram ao catolicismo por se aprofundarem no mistério da Eucaristia.

Veja alguns nomes de autênticos católicos e ex-protestantes que se converteram por causa da Eucaristia:

1. Scott Hahn. ex-pastor presbiteriano e ex-professor de teologia protestante.

2. Paul Thigpen. ex- editor e escritor de várias revistas protestantes.

3. Marcus Grodi ex-ministro protestante formado em Teologia e Bíblia.

4. Steve Wood. ex-diretor de um Instituto Bíblico na Flórida.

5. Bop Sungenis. ex-professor de Bíblia em uma Rádio evangélica.

6. Duglas Bogart. Ex-missionário evangélico na Guatemala.

7. David B. Currie. Ex-ministro evangélico do qual muitos o chamavam de “O Mestre em Divindade”.

8. Alan Stephen Hopes. ex- Pastor e Bispo Anglicano nomeado por João Paulo II.

Vamos entender a razão pela qual estes homens voltaram à Igreja Católica e que tesouro é este que temos e muitas vezes não damos o devido valor. Afinal, São Pio de Pietrelcina já dizia: “Se as pessoas compreendessem o significado da Santa Missa, seria preciso o exército para conter as multidões”.

Questões tiradas do Catecismo da Igreja Católica:

O que é a Eucaristia?

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando Cristo instituiu a Eucaristia?

Instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.

Como Jesus está presente na Eucaristia?

Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.

O que significa transubstanciação?

Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas” permanecem inalteradas.


O que se requer para receber a santa comunhão?

Para receber a Santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja Católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importante é também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo.

"Na Eucaristia, nós partimos o único pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre" (Santo Inácio de Antioquia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário