quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como é Possível?


(...) Como é possível que ainda haja, no nosso tempo, quem morra de fome, quem esteja condenado ao analfabetismo, quem viva privado dos cuidados médicos mais elementares, quem não tenha uma casa onde abrigar-se?(...)

O trecho acima foi tirado do Compêndio da Doutrina Social da Igreja e nos leva a uma reflexão muito importante: o que nós cristãos estamos fazendo de concreto para que as realidades negativas que nos cercam sejam diferentes?
A vinda de Jesus a este mundo transformou e transforma o pensamento de muita gente. Jesus, mesmo sendo pobre foi capaz de dar aos que se aproximavam dele tudo o que necessitavam, não deixava ninguém sair de sua presença de mãos vazias, pelo contrário, quem tinha uma experiência com Jesus recebia d`Ele tudo o que precisava para seguir em frente.
A palavra cristão quer dizer, seguidor de Cristo, um outro Cristo. Jesus confiou à sua Igreja a missão de cuidar de todas as pessoas que precisassem de ajuda, não somente espiritual, mas também material.
Jesus deu a sua vida por nós, para que tenhamos vida e vida em abundância! Se somos cristãos de fato, não deveríamos fazer o mesmo? Dar a vida por uma causa nobre não significa ser literalmente crucificado, mas sim, aceitar o martírio de cada dia em prol de algo maior.
A prática do bem comum é própria daquele que tem Jesus no coração, mesmo que não o saiba. Há quem diga que não compensa fazer o bem, não compensa ser honesto, não compensa levar a sério a moral e os bons costumes. Nós sabemos que o homem que mais fez o bem neste mundo morreu crucificado; portanto, se fizermos o bem, também nós seremos crucificados. Só que a história não terminou na cruz, veio a vitória, a ressurreição, a vida nova.
É por causa da ressurreição de Jesus que todo sofrimento vale a pena. Não que seja fácil, mas vale a pena!
Por incrível que pareça, pessoas são perseguidas, caluniadas, difamadas, prejudicadas e até mesmo mortas porque sonharam com um mundo sem fome, sem analfabetismo, sem pobreza, sem necessidades básicas...
Para renovar o mundo, ou ao menos fazer a diferença, é preciso muito sangue, suor e lágrimas! A vitória sobre as trevas não vem de graça! É preciso dar a vida para que a vida permaneça em nosso meio!
RICARDO ANDREJUK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário